segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Coca-Cola quer recuperar a Magia do Natal

Com presença em mais de 90 países, a acção de Natal da marca pretende fortalecer toda a herança icónica das imagens tradicionais da Coca-Cola tais como o Pai Natal, os camiões da Caravana de Natal e até uma aparição do Urso Polar Coca-Cola, à qual se associa uma nova música escrita pela banda premiada Train –  Shake Up Christmas.

“Com esta campanha, a Coca-Cola pretende relembrar a importância da familia e dos momentos de partilha e alegria com aqueles que nos são queridos, especialmente durante a quadra natalícia”, explica a marca. ”Nos tempos de crise que atravessamos, a campanha traz uma mensagem de optimismo e de esperança, mostrando como os prazeres mais simples da vida nos podem fazer felizes e a forma como a Coca-Cola nos ajuda a ter uma visão mais positiva e a ‘abrir a Felicidade’”, sublinha.


Portugal irá estrear o novo anúncio no dia 15 de Novembro, em algumas salas de cinema. Paralelamente, os eléctricos de Lisboa, e alguns grandes formatos da cidade, irão ser decorados com a mensagem O Natal volta a ser mágico. No dia 24 de Novembro a campanha estreia na televisão e na rede nacional de mupis e outdoors.  

Pela forte relação da Coca-Cola ao Natal, a marca prevê investir em Portugal mais de metade do seu orçamento de comunicação anual. Em Portugal, a campanha de Natal 2010 é uma extensão da plataforma global Abre a Felicidade que vai estar presente em mais de 90 países, através de um emblemático anúncio televisivo, experiências digitais, activações no ponto de venda, e uma nova decoração da embalagem, onde o Pai Natal assume o protagonismo. É um novo conceito criativo utilizado na campanha global da marca Coca-Cola, o que não acontecia desde os camiões da Caravana de Natal. 

Veja o anúncio:



O anúncio de TV Globo de Neve ilustra como as pessoas podem encontrar a felicidade através de momentos simples de união com aqueles que amam, inspirados pela Coca-Cola. O spot, desenvolvido pela McCann Madrid, mostra várias situações de pessoas afastadas da família e amigos. “Um jovem a trabalhar até tarde num supermercado, um casal sentado nos extremos de um banco de jardim, e até um cão sozinho. Todos eles estão, afinal, dentro de um globo de neve, em cima da mesa do Pai Natal. Numa pausa para beber uma Coca-Cola, o Pai Natal, inspirado, agita delicadamente o globo ao som da música dos Train. Com isto, o casal junta-se no banco de jardim, o jovem tropeça e cai num carrinho de supermercado que segue pela rua fora até irromper pela porta de casa, onde a sua família – e o cão – o esperam para a refeição natalícia”, completa a Coca-Cola. 
A música, que acompanha toda a campanha, é um single que integrará a edição especial do álbum dos Train – Save me, San Francisco (Golden Gate Edition). A estratégia de lançar uma música no mercado, numa campanha publicitária, vem no seguimento do sucesso internacional da música Wavin’ Flag, de K’Naan, adaptada na campanha da Coca-Cola no âmbito do Mundial FIFA 2010, no Verão.


Para Filipe Bonina, Director de Marketing da Coca-Cola Portugal, “a Coca-Cola e o Natal são indissociáveis. Ambos remetem para valores de união, celebração, tradição e familia. Para este ano preparámos uma campanha que pretende retratar a Magia do Natal e contagiar os Portugueses com o optimismo da Coca-Cola, recordando como se pode encontrar a Felicidade nos momentos de partilha com a família e os amigos”, remata.


Fonte: .briefing.pt / LPM